Aproveite o Bom Momento de Jacobina

 Resultado de imagem para jacobina

Há 03 anos  escrevi um artigo sobre, A Jacobina que temos e Jacobina que queremos, muita coisa já mudou de lá pra cá, a questão é, você já se deu conta destas mudanças? Como você absorve as mutações contínuas da cidade do ouro? 
O que era utopia, e quem foi contra a Ages, tem diante de si uma realidade palpável e promissora, autoridades políticas  que se opuseram  à implantação da TEN hoje devem se arrepender amargamente, a Yamana vive um bom momento no mercado de royalties, é a maior empresa privada e continua acreditando e investindo anualmente por meio do Seminário de Parcerias, embora existam loucos nefastos que teimam em querer prejudicar a empresa, mas infelizmente a sociedade não é feita apenas de pessoas lúcidas. 
Lembranças à parte, pois o momento é bom, recentemente o jovem e perspicaz Levi Bahia disse que "Jacobina é a bola da vez", fato, espero é que você que está lendo este artigo, não entre para o inacreditável futebol clube dando um chutão pra fora, ou seja um bola murcha. O momento é promissor, estamos nos tornando um dos principais pólos educacionais do estado, teremos aqui o maior parque eólico do mundo, o crescimento imobiliários é notório, o aumento na oferta de serviços de saúde tem crescido, nossa malha em gastronomia é gratificante e diferenciada em relação a toda macro-região, temos ainda setores que precisam de melhoria, outros carecem mesmo de investimento. Jacobina precisa ampliar sua rede hoteleira, há necessidade de mais vagas, ainda tem espaço na gastronomia, educação é um investimento sempre bem-vindo, e certamente que tem-se oportunidades na educação infantil, fundamental e médio também, há diversos setores no comércio e em serviços carecendo tanto de inovação, quanto de qualificação. Eu não poderia concluir antes de salientar duas instituições que em muito tem colaborado nos últimos anos, o CETEC, do jovem Gustavo Elias, e o IF-BA, duas unidades educacionais técnicas que têm deixado um legado neste setor de ensino, não podemos deixar de elogiar a Prefeitura neste ponto, que por meio de parceria com o SENAI já formou este ano 400 novos técnicos nas áreas de panificação, construção civil, e confecção de moda,  o papel formativo da rede pública de ensino, mesmo com todos os percalços que encontramos na educação do Brasil, é essencial, pois leva consigo também as diversas realidades sociais e tanto em áreas centrais, quanto em áreas periféricas, cumpre com seu papel sócio-educativo, a rede escolar privada tem um papel de grande relevância, temos colégios cinquentenários que em mais de meio século vêm formando cidadãos e profissionais. Aproveite o bom momento de Jacobina, estude, invista na qualificação profissional, procure as entidades com ACIJA, CDL, Sebrae, busque ajuda nestes órgãos que de fato te darão um norte, busque apoio aos bancos se necessário, procure o Balcão empreendedor na Prefeitura, temos vivido na contramão da crise. Por outro lado já deixo o alerta ligado, precisa-se urgentemente investir na vocação local, digo, fruticultura em Caatinga do Moura, Beneficiamento e parcerias profícuas para o sisal em Lages do Batata, investimentos para retomada das culturas do Licuri em Novo Paraíso e Mamona no Junco, além de se pensar de forma empreendedora sobre a nossa bacia leiteira, ao poder público um apontamento, investimentos em saneamento e infraestrutura são indispensáveis para um município que cresce e que quer continuar pujante. Ligue o radar e fique esperto para não perder o bonde da história.

Clayton Luz


Google Plus

Sobre Blog Cleiton Luz

Seja bem-vindo(a) ao blog Cleiton Luz. Navegue, conheça e descubra o melhor da informação em um só lugar.
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

0 Comentários:

Postar um comentário