Prefeito Luciano da Locar e as lições da primeira semana de governo.

Foto: Mário Luna

Como toda mudança de governo, e não apenas de governo, toda e qualquer mudança gera rupturas e aglutinações, satisfações e insatisfações, e com isso ficam lições, a primeira semana de governo do novo prefeito de Jacobina não foi diferente.

Ausência de Perseguição.

Certamente que este é o maior temor do Jacobinense, tendo como uma expectativa negativa os últimos 20 anos, em que aqueles que se alternaram no poder buscavam disputar pra ver quem atingia melhor seus adversários. Alguns exemplos são bem claros, a continuidade do Sub Coordenador Nadijaelson Barbosa, Preto Fã à frente do Estádio Municipal José Rocha é um dos exemplo, Preto foi candidato a vereador pelo PV e continuará na gestão de Luciano. A continuidade do corpo clínico do HMATS, é um outro item, embora tenha a sua gestão tereceirizada é visto com clareza que pode haver sim a interferência do poder público, médicos e alguns enfermeiros continuam.

Arrecadação

Atenção você que não anda na linha com os tributos municipais e tem empresa, o sistema agora é integrado e as suas obrigações tributárias precisam estar plenamente em dia, uma documentação depende da outra, então procure se adequar, pois em tempos de crise e com queda nos repasses os municípios vai arrochar na parte tributária e a nova gestão segue os passos de ACM Neto neste aspecto. Com 33% de queda a PMJ buscará arrecadar e pra isso criar a Secretaria Municipal da Fazenda.

Frota Nova.

A terceirização e locação de veículos não é um privilégio de Jacobina, então não precisa se fazer teatro. As viaturas da PM BA são locadas, e Jacobina aderiu a este modelo, não apenas com o ex-gestor Rui Macedo, Valdice fez, e Rui fez de novo, e Luciano quer ter uma frota própria do município, até 31 de Dezembro de 2016 eram cerca de 38 carros locados, até as motos do SMTT e viaturas da Guarda Municipal são no modelo de locação, comenta-se de que Luciano pretende comprar 22 carros ainda este semestre.

Fim da Terceirização da Coleta de Lixo.

É algo que precisa ser avaliado se o caminho é o fim da terceirização, ou o caminho é uma parceria? Esta é uma pauta que o município e os municípios gastam muito, a PMJ deverá adquirir nos próximos dias 02 compactadores, os homens de amarelo já estão às ruas e Magrão voltou, em dando certo o município pode economizar em um montante de mais de 7 milhões de reais por ano.

03 Unidades Hospitalares em funcionamento.

Hospital Regional em atendimento tímido, espero que possa retornar de fato com os serviços e se o caminho for a parceria em substituição a policlínica , que o faça com esmero, e que custos sejam arcados tão somente pelo município. HMATS está funcionando e bem, porém após a entrevista do ex-prefeito Leopoldo Passos à Rádio Jaraguar em que o mesmo dissertou acerca da parceria da Instituição com o Hospital Portugûes pode estar com dias contados e a pergunta que fica é o município hoje tem know-how para gerenciar um hospital, nos novos moldes da OMS? É algo que precisa ser bem avaliado. UPA 24 horas, funcionando bem, porém é aguardado um laudo técnico de uma auditoria que estaria ocorrendo na unidade, isso do ponto de vista da funcionalidade estrutural, como baritação de sala de raio-x, aparelhos em funcionamento, e acima de tudo ainda falta um trabalho de direcionamento junto à comunidade local.

Luciano demonstrou pontos importantes a serem avaliados, dentre eles demonstrou também seu poder de articulação política, quando sua banca fez a presidência da câmara tendo apoio de membros do PT e do PC do B, isso é novidade na conjuntura política? NÂO. Léo Prates venceu desta forma a Câmara em Salvador e Rodrigo Maia do DEM teve apoio do PT em Brasília. Fica de sugestão aqui: A PMJ precisa se comunicar com a sociedade, e fazer isso de forma profissional e bem direcionada, de sorte que o povo tem as respostas que precisa, não a resposta que quer meramente ouvir, mas a resposta exata e precisa, em palavras e ações.
Google Plus

Sobre Blog Cleiton Luz

Seja bem-vindo(a) ao blog Cleiton Luz. Navegue, conheça e descubra o melhor da informação em um só lugar.
    Comente pelo Blogger
    Comente pelo Facebook

0 Comentários:

Postar um comentário